DESAFIO OPPORTUNITY 2023

  • O objetivo dos participantes do Desafio Opportunity 2023 é:
  • Etapa 1: Apresentar uma análise setorial do segmento de varejo alimentício.
  • Etapa 2: Apresentar uma tese de investimento sobre o Grupo Mateus, respondendo a seguinte pergunta:
  • “Você seria sócio do Grupo Mateus (GMAT3)? Por quê?”
  • Para auxiliar os grupos na análise da companhia, sugerimos que o relatório da etapa 1 contenha o tópico de “Análise do Setor” e a apresentação da etapa 2 contenha os tópicos (1-5):
  • 1) Análise do Setor
  • 2) Modelo de Negócios & Governança
  • 3) Tese de Investimento
  • 4) Valuation
  • 5) Riscos
  • A tomada de decisão de investimento exige um processo de análise profundo sobre a companhia e as variáveis que influenciam a evolução do seu modelo de negócio. Dentre nossas análises e discussões, destacamos alguns questionamentos que nos auxiliam ao longo do processo:
  • (i) Reiteramos que o checklist de análise é apenas um material de auxílio e não exaustivo para os participantes. Demais aspectos críticos que julgarem relevantes para a análise devem ser abordados.
  • (ii) O objetivo do exercício não é “check the checklist”, descrevendo os pontos um a um, mas sim entender o histórico para pensar criticamente o futuro.
  • (iii) Argumentos qualitativos devem ser embasados, sempre que possível, por pontos quantitativos. Ex: a empresa tem pricing Power -> mostrar que foi capaz de recompor preços em termos reais.
  • (iv) Por mais que a estrutura do relatório esteja dividida em seções, o trabalho é holístico e precisa fazer sentido no todo. É imprescindível concatenar os principais pontos do estudo para se criar a base da hipótese de investimento.

Checklist de Análise

I: Análise do Setor

Quais são os principais players?

Como é a estrutura competitiva do setor?

Mercado fragmentado ou com alto grau de concentração?

Mercado penetrado ou subpenetrado?

Como se comportou o market share ao longo do tempo?

Qual a capacidade das empresas repassarem preço?

Existe diferenciação de produtos? Qual o tamanho do mercado potencial (TAM)?

Quais são os principais drivers de crescimento para o setor?

Análise da cadeia de valor do setor (valor gerado/valor capturado)

Quais são os fornecedores e clientes mais relevantes?

Qual é o perfil do consumidor?

Existe poder de barganha com consumidores e fornecedores?

Quem fica com a maior parte do lucro que passa pela cadeia?

Existem vantagens competitivas sustentáveis (Economic Moat) dentro do setor?

Como é a regulação do setor? Como impacta o negócio?

Quais são as semelhanças e diferenças com mercados mais desenvolvidos?

II: Modelo de Negócios & Governança

Como funciona o modelo de negócio da companhia? Diferenças em relação aos competidores?

Como a empresa ganha dinheiro? Quais são as linhas de receita?

Quais são os principais custos e despesas?

A empresa possui alguma vantagem competitiva em relação aos concorrentes?

Quais são as métricas operacionais (KPIs) mais relevantes?

Unitary Economics (caminho de um único produto pela DRE da empresa)?

Qual a estratégia atual? Como a empresa irá atingi-la?

Quem são os sócios e as pessoas chave na empresa?

III: Tese de Investimento

Quais são os principais pontos que sustentam a tese?

Output dos principais aprendizados das seções anteriores

Qual a divergência em relação ao consenso de mercado?

IV: Valuation

Key Investment / Valuation Metrics

Valuation por DCF / Múltiplos

O que o mercado está precificando diferente? Qual o tamanho da divergência?

Qual a margem de segurança para investir nesse negócio?

V: Riscos

Quais são os riscos para a tese? Onde a análise pode estar errada?

Caso a tese não se concretize, qual será a perda estimada?